O Brasil está passando por um processo de envelhecimento acelerado nas últimas décadas. Seja por opção, ou por condições familiares, uma pesquisa realizada pela Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia revelou que 15,6% dos idosos no Brasil moram sozinhos.
Neste contexto, é fundamental investir em tecnologias e criar estratégias para que os idosos que vivem sozinhos se sintam amparados, tendo a certeza que eles podem pedir ajuda em situações emergenciais.
Segurança e independência para idosos através da teleassistência
Será que é possível conciliar segurança e independência?
Quando pensamos em segurança e independência no caso de um idoso que vive sozinho, parece que esses conceitos são muito difíceis de combinar, já que os idosos tendem a ter maiores chances de sofrer quedas ou podem possuir uma saúde mais debilitada e, por isso, são mais propensos a passar por episódios de desmaio.
No entanto, usando a tecnologia da teleassistência é possível unir a segurança e a independência, já que esse é um serviço que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, além de ter uma equipe preparada para lidar com situações críticas permitindo que o idoso seja atendido de forma imediata.
Dessa forma, os serviços de teleassistência são ideais para idosos que moram sozinhos, mas que desejam manter a sua independência e autonomia sem abrir mão da segurança.
Vantagens da teleassistência na vida dos idosos
A teleassistência oferece uma série de vantagens que impactam positivamente a vida dos idosos.
Primeiramente, é possível destacar a segurança e tranquilidade, visto que essa tecnologia proporciona aos idosos uma sensação de proteção e bem-estar, sabendo que a ajuda estará disponível com apenas um simples toque de um botão.
Em segundo lugar, com os serviços de teleassistência, os idosos conseguem ter mais independência e autonomia. Usando esse serviço, eles poderão continuar vivendo sozinhos e aproveitando a sua independência, mas sem medo de sofrer uma queda e não ter como pedir ajuda.
Por último, é preciso destacar a rapidez e eficácia do atendimento. No caso da TeleHelp, assim que o idoso acionar o botão de emergência ou quando o sensor detectar um desmaio, em até 60 segundos um dos atendentes da central entrará em contato para checar a sua situação e iniciar os protocolos de emergência.
Como funcionam os sistemas de teleassistência
A teleassistência foi projetada para permitir que o idoso peça ajuda em condições que normalmente ele não conseguiria pedir, como em situações de quedas ou desmaios.
Sendo assim, é um serviço essencial que oferece assistência 24 horas por dia e 7 dias por semana para atender situações que acontecem em casa ou até mesmo na rua.
Quando o idoso pressiona o botão de emergência da TeleHelp, um sinal é enviado para a central de atendimento e, em segundos, um atendente entra em contato com o idoso para fazer uma avaliação da situação.
Em caso de uma queda grave que impossibilite o idoso de se levantar ou em situações de desmaio, a central iniciará os protocolos de emergência, ligando para as pessoas previamente cadastradas na lista de contatos até encontrar alguém disponível para socorrer o idoso.
No entanto, o atendimento da TeleHelp não termina por aí. Os atendentes seguem remotamente com o atendimento, ligando novamente para a pessoa responsável para checar se ela conseguiu chegar até a residência do idoso, se ele já foi socorrido e qual é o estado de saúde dele.
Histórias de impacto: Quando a teleassistência faz a diferença
As soluções em teleassistência da TeleHelp já transformaram a vida de várias pessoas ao longo dos 17 anos de atuação.
Em quase duas décadas de atuação, a TeleHelp já realizou mais de 500 mil atendimentos, impactando positivamente a vida de inúmeras pessoas em todo o país.
Veja como a teleassistência fez diferença na vida da Tereza:
Exemplos reais de eficácia dos sistemas de alerta
A TeleHelp fez a diferença na vida da dona Amélia que, certo dia, sofreu uma queda, mas conseguiu pedir ajuda usando o botão de emergência da TeleHelp.
Em poucos segundos, a dona Amélia já estava em contato com a central de atendimento da TeleHelp!
A central de atendimento da TeleHelp ligou imediatamente para a Karen, neta da dona Amélia, que estava na lista de contatos de emergência. Em 20 minutos, Karen conseguiu chegar até a casa da sua avó e prestar o socorro necessário.
Um segundo caso de destaque é o da dona Helena. A TeleHelp conseguiu trazer mais segurança para ela e tranquilidade para a sua família, que sempre se preocupava com o fato dela poder sofrer uma queda repentina, mas não conseguir pedir ajuda.
Com a solução do botão de emergência, foi possível permitir que a dona Helena continuasse vivendo sozinha e fazendo aquilo que ela mais gosta de fazer: cozinhar!
Hoje, dona Helena se sente livre para aproveitar a sua independência com segurança e tranquilidade de saber que sempre que precisar de ajuda, a TeleHelp estará lá para ajudar – basta apertar o botão.
Preparando idosos para a era digital da segurança
Uma pesquisa recente conduzida pelo SESC São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, revelou que os idosos no Brasil se sentem excluídos do mundo digital e que, 72% da população idosa, nunca utilizou aplicativos – além de 62% que não estão presentes em redes sociais.
Isso revela a necessidade de preparar os idosos para a era digital. É preciso mostrar a eles que, atualmente, saber usar a internet e outros aplicativos é necessário.
No entanto, sabemos que ainda existe muita resistência por parte dos idosos de aprender novas tecnologias, usar o celular ou estar conectado a internet. Por isso, é necessário que eles tenham alternativas mais simples para pedir ajuda quando for necessário.
É nesse contexto que a solução do botão de emergência da TeleHelp entra em cena, já que ele é muito prático, fácil e intuitivo de usar.
Superando desafios tecnológicos e promovendo a aceitação
Um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) compreendeu qual é o desafio que a terceira idade enfrenta em relação à tecnologia e enfatizou que há muita necessidade de ter mais iniciativas voltadas à inclusão digital que desmistifiquem os aparelhos tecnológicos.
Segundo a pesquisa, um dos fatores que implica na rejeição da tecnologia é o fato dela não ter sido introduzida precocemente na vida dos idosos – e este é um dos motivos de haver tanta dificuldade e resistência para utilizá-la.
Além disso, também foi mostrado que a maioria dos idosos tem medo de usar os aparelhos tecnológicos, principalmente relacionados à internet, devido ao medo de danificar o aparelho, vírus, redes sociais e outras preocupações.
No entanto, muitos superaram esses medos ao participarem de cursos de inclusão digital, os quais motivam e ensinam os idosos a usarem a tecnologia de forma independente.
É importante destacar que, os idosos que vivem sozinhos, e que provavelmente não têm muita familiaridade com a tecnologia, precisam mais do que qualquer outra pessoa ter uma alternativa segura, eficaz e fácil para pedir ajuda.
Portanto, a solução do botão de emergência da TeleHelp é a alternativa ideal para permitir que o familiar idoso continue morando sozinho, mas com segurança e tranquilidade de saber que a ajuda está a um clique de distância!