Em um país com mais de 32 milhões de pessoas maiores de 60 anos, TeleHelp ressalta a importância de se prevenir do acidente doméstico que mais acomete idosos no mundo: as quedas e ainda traz dicas de como se levantar
São Paulo, junho de 2024 – O envelhecimento do Brasil coloca o dia 24 de junho ainda mais em voga. Isso porque, com objetivo de alertar principalmente a população idosa sobre os riscos de quedas, em 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) colocou a data no calendário, que passou a ser o Dia Mundial de Prevenção de Quedas.
Segundo a TeleHelp, pioneira em teleassistência no Brasil, as quedas começam a ser mais frequentes a partir dos 65 anos e dentre as causas mais comuns estão tanto questões de saúde, por exemplo, fraqueza muscular, perda de equilíbrio, diminuição da visão e doenças cognitivas como um ambiente inadequado para que o idoso viva em segurança, o que inclui pisos escorregadios, iluminação inadequada, ausência de barras de apoio, desníveis no piso e a presença de obstáculos domésticos.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020 o número de idosos que buscam independência e moram sozinhos já era de 4,32 milhões, aumentando a necessidade de adaptações residenciais, cuidados preventivos e serviços de atendimento focados nesse público.
“De acordo com estudos recentes, envelhecer em casa rodeado pela família e recebendo estímulos do cotidiano aumenta em até 7 anos a expectativa de vida das pessoas, mas para garantir a segurança e bem-estar dos idosos, o ambiente deve ser adequado”, explica José Carlos Vasconcellos, fundador da TeleHelp. “Para ajudar as famílias a fazerem as adaptações corretas, contamos com um guia elaborado em parceria com especialistas, chamado Guia Morar Sozinho, onde mostra cômodo a cômodo o que deve ser feito para promover a independência dos idosos”, finaliza.
Justamente por promover independência sem abrir mão de saúde, bem-estar e segurança, a teleassistência já é uma aliada dos idosos em mais de 19 países no mundo, sendo utilizada por milhares de pessoas. No Brasil, a TeleHelp, que além de disponibilizar diversos dispositivos que ajudam a monitorar de forma segura a rotina dos idosos. Sobre o serviço da TeleHelp, José Carlos explica: “apesar de fazermos o possível para prevenir quedas nos idosos, infelizmente acidentes ainda acontecem. Pensando nisso, temos o serviço de teleassistência, que ajuda a minimizar os danos de episódios mais sérios ao prestar atendimento e socorro o mais rápido possível”.
José Carlos ainda dá dicas de diretrizes gerais que podem ser seguidas em caso de queda: “Nos primeiros minutos após a queda, além de solicitar socorro, a avaliação rápida da situação é essencial. É importante checar fatores como consciência, possíveis lesões e dores intensas. Nesse momento, é importante que a pessoa mantenha a calma e fique o mais imóvel possível, evitando agravar o quadro. Até uma hora após a queda, que chamamos de “Primeira Hora de Ouro”, é essencial que o socorro já tenha sido prestado, já que a assistência médica imediata pode fazer a diferença entre complicações sérias e na recuperação em caso de lesões mais graves”. O fundador da TeleHelp completa ainda que “mesmo que a queda pareça menor, é importante que a pessoa seja examinada por um profissional de saúde dentro de algumas horas, especialmente se ela apresentar sintomas como tontura, confusão, dor que piora com o tempo ou incapacidade de usar uma parte do corpo”.
A queda aconteceu, e agora?
Caso o acidente ocorra, é importante saber levantar, por mais que pareça óbvio, essa é a parte mais desafiadora para o idoso. Pensando nisso, a TeleHelp trás algumas etapas para minimizar o risco de novas quedas:
- Manter a calma;
- Virar-se com cuidado: rolar lentamente para um dos lados, movendo-se para uma posição em que esteja de lado;
- Subir de quatro: empurre-se para chegar à posição de quatro (mãos e joelhos no chão);
- Engatinhar: engatinhar até um móvel estável e robusto, como uma cadeira ou sofá;
- Apoiar-se: colocar as mãos sobre o assento da cadeira ou sofá e, em seguida, colocar uma perna na frente para ter uma base de apoio;
- Levantar-se: usando os braços e a perna de apoio, empurrar-se lentamente para a posição de pé;
- Sentar-se: Assim que estiver em pé, sentar-se em uma cadeira para descansar e avaliar novamente o estado físico.
Após Levantar-se
- Descansar e avaliar: sentar-se e descansar por alguns minutos. Avaliar novamente o corpo para qualquer dor ou desconforto que possa ter surgido.
- Informar alguém: informar um amigo, familiar ou cuidador sobre a queda, mesmo que não pareça estar machucado.
- Monitorar os sintomas: ficar atento a qualquer sintoma tardio, como dor crescente, tontura ou confusão, e procurar atendimento médico se necessário.
Sensor de desmaio TeleHelp
Para que o idoso viva com mais independência e segurança, a TeleHelp oferece diversos itens que auxiliam na proteção dentro de casa. Entre eles, está o sensor de desmaio, que detecta automaticamente uma queda abrupta, que possa indicar um desmaio, e envia um sinal de emergência quando o idoso estiver inconsciente ou impossibilitado de chamar ajuda sozinho.
Além do atendimento emergencial, a empresa de teleassistência oferece ainda a plataforma Sênior Academy, um programa sem fins lucrativos que está comprometido em promover o bem-estar e a inclusão dos idosos na sociedade ao oferecer aulas semanais para desenvolvimento nos campos de tecnologia, saúde & bem-estar e educação financeira, contribuindo para a independência e segurança da população.
Outras informações sobre a TeleHelp, a Sênior Academy e como se tornar um membro, estão disponíveis no site oficial da TeleHelp.
Sobre a TeleHelp
A TeleHelp, empresa líder em serviços de assistência para idosos, oferece uma solução inovadora e confiável para garantir a segurança e o bem-estar de seus usuários 24 horas por dia. Nossa plataforma integra tecnologia de ponta com atendimento humano especializado, proporcionando aos idosos a liberdade de viverem suas vidas com independência, enquanto dá aos familiares a tranquilidade de saber que seus entes queridos estão sempre bem cuidados. Com um simples toque de um botão, nossos usuários têm acesso imediato a uma equipe de profissionais prontos para atender qualquer emergência, oferecendo suporte, orientação e, se necessário, acionando serviços de emergência. A TeleHelp é mais do que um serviço; é um parceiro dedicado à segurança e à qualidade de vida dos idosos.
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