Telehelp

telehelp-logo

Como manter um cuidado à distância com idosos que moram sozinhos?


Com o aumento da expectativa de vida e mudanças nos arranjos familiares, é cada vez mais comum que idosos optem por viver sozinhos. No entanto, essa decisão pode gerar preocupações para seus familiares, especialmente em relação à segurança e ao bem-estar deles.

No entanto, algumas famílias perceberam que, com a tecnologia e com as soluções de teleassistência, cuidar dos idosos à distância é possível, viável e seguro.

Número de idosos que moram sozinhos cresce no Brasil

Segundo os dados do IBGE, mais de 4 milhões de idosos vivem sozinhos no Brasil. Esse fenômeno pode ser atribuído a diversos fatores, como a diminuição do tamanho das famílias, o aumento da independência financeira e mudanças nos padrões culturais. 

Essa tendência torna ainda mais importante a busca por soluções que garantam a segurança, o bem-estar e o cuidado à distância.

Respeitando a decisão do familiar

Deixar a casa, as memórias e a liberdade conquistadas ao longo dos anos e se mudar para uma casa de repouso é uma decisão dolorosa, tanto para a família quanto para o idoso.

Por isso, muitos escolhem morar sozinhos para preservar a liberdade, independência e autonomia — e a família precisa respeitar essa decisão. No entanto, sabemos que existem muitos motivos de preocupação, principalmente se há histórico de quedas e desmaios.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, 70% das quedas em idosos com 65 anos ou mais, acontecem em casa. No caso dos que possuem mais de 80 anos, as quedas são 6 vezes mais frequentes e há uma grande taxa de mortalidade.

Sendo assim, se preocupar com a saúde e bem-estar do familiar idoso em casa não é exagero. Portanto, é preciso conciliar o desejo do idoso com a segurança, buscando, principalmente, as soluções tecnológicas de teleassistência disponíveis para garantir que o cuidado à distância seja possível e seguro.

Segurança dentro e fora de casa

A teleassistência tem se mostrado extremamente eficaz para idosos que vivem sozinhos. Ela não impede que a queda aconteça, mas possibilita que o idoso tenha recursos para pedir ajuda nessa situação.

Os botões de emergência desempenham um papel fundamental nesse contexto, já que permitem que o idoso chame ajuda rapidamente em caso de queda ou mal-estar.

Além disso, a teleassistência também oferece soluções para proteção fora de casa, como os botões de emergência integrados com GPS. 

Assim, essas tecnologias não apenas proporcionam segurança ao idoso, mas também tranquilizam a família, que sabe que o seu familiar está protegido, mesmo quando está sozinho em casa ou fora dela. 

A teleassistência é, portanto, uma ferramenta valiosa que devolve a segurança, autonomia e liberdade para a terceira idade, garantindo que essa seja uma das melhores fases da vida.

Botão de emergência para idosos

Morar sozinho tem suas vantagens, mas essa independência vem acompanhada de alguns riscos. Imagine enfrentar uma queda ou um mal-estar em casa e não conseguir alcançar um telefone para pedir socorro.

Com as soluções de teleassistência da TeleHelp, é possível viver com segurança, sem abrir mão da autonomia e liberdade. Em caso de queda, a pessoa precisa apenas apertar o botão de emergência para pedir ajuda.

Além do modelo tradicional, a TeleHelp disponibiliza também a versão do botão de emergência integrado com sensor de desmaio, que detecta automaticamente uma queda abrupta e notifica a central de atendimento, sem que seja necessário apertar o botão. 

Essa versão é extremamente útil para pessoas com histórico de quedas, desmaios, ou que usam medicamentos capazes de provocar tonturas ou vertigens. A TeleHelp oferece uma variedade de dispositivos e soluções para garantir a segurança e o bem-estar de idosos que moram sozinhos.

Segurança para fora de casa

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar – e é por isso que a TeleHelp pensou em soluções capazes de suprir as necessidades dentro e fora de casa.

Para idosos ativos que gostam de praticar bastante atividade ao ar livre, a TeleHelp disponibiliza um botão de emergência para usar fora de casa. Esse modelo é portátil, leve e discreto, além de ter um viva-voz e GPS integrados.

Ao acionar o botão, um sinal é enviado juntamente com a localização à central de atendimento, que avaliará a situação e iniciará os procedimentos de emergência.

Essa tecnologia possibilita o cuidado à distância. Com essas tecnologias inovadoras, os idosos podem ter uma vida independente, segura e feliz, sabendo que são cuidados à distância pelas pessoas que eles mais amam.

Colar e pulseira com botão de emergência

A TeleHelp disponibiliza dois formatos de botões de emergência: um colar e uma pulseira.

Ambos os dispositivos funcionam como um meio de chamada de emergência, permitindo que o usuário peça ajuda rapidamente em caso de queda. A grande diferença entre eles está na estética e preferência pessoal. Há pessoas que gostam de usar o colar, enquanto outras acham melhor usar a pulseira.

De qualquer forma, esses dispositivos precisam ser usados corretamente, ou seja, é necessário que o idoso entenda que esse botão precisa estar com ele em todos os momentos, inclusive durante o banho, já que são à prova d’água (IP67)

 e é nesse local que a maioria dos acidentes acontece.

A TeleHelp proporciona segurança e independência para idosos!

A TeleHelp é uma empresa que se destaca por oferecer soluções de teleassistência que proporcionam segurança e independência para os idosos que vivem sozinhos. 

Com o botão de emergência para dentro e fora de casa, a TeleHelp garante que os idosos consigam pedir ajuda mesmo estando sozinhos. Esses dispositivos, aliados a uma equipe especializada de atendimento disponível 24 horas por dia, proporcionam tranquilidade tanto para os idosos quanto para seus familiares.

A TeleHelp oferece o suporte necessário para permitir que os idosos tenham uma vida mais segura e tranquila, mesmo estando longe de seus familiares. Conheça nossos planos!